Rafael Almada recebe a medalha Pedro Ernesto na Câmara Municipal do Rio de Janeiro

O presidente do Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) e reitor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Rafael Barreto Almada, recebeu, na manhã dia 4 de agosto, o conjunto de medalhas Pedro Ernesto, a mais alta comenda concedida pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

A homenagem, que é feita a quem se destaca na sociedade brasileira ou internacional, foi concedida por proposição do vereador Reimont (PT), destacando a atuação de Rafael Almada como reitor do IFRJ, pela contribuição da instituição para toda a sociedade fluminense e para a educação no estado.

Por vezes com lágrimas nos olhos, o presidente Rafael assistiu aos vários vídeos com homenagens de familiares, colegas da área da educação e também do universo da Química, todos destacando sua atuação dinâmica em ambas as instituições que dirige e a força da juventude presente em sua atuação.

Do presidente do Conselho Federal de Química (CFQ), José de Ribamar Oliveira Filho, Almada ainda recebeu o Certificado de Serviços Relevantes Prestados ao Brasil, conferido por seu primeiro mandato frente ao CRQ-III, de 2017 a 2020.

“É difícil descrever a emoção que sinto com essa homenagem, por vários motivos. Um deles é refletir que um jovem, da periferia do Rio de Janeiro, que trilhou um caminho com muitos obstáculos, chegou até aqui. Mas concluo, então, que é isso o que podemos oferecer a qualquer jovem que tocarmos com esse bem tão precioso: a educação. É ela que transforma, conduz e muda nossa vida.”, afirmou, emocionado.

As homenagens por vídeo foram destacadas durante a cerimônia devido aos cuidados necessários no momento em que ainda é grave a situação da pandemia de Covid-19.

Em seu discurso, Rafael destacou a importância da diversidade e a felicidade de reunir tantas correntes político-ideológicas divergentes, representadas na composição da mesa, que teve abertura feita pelo presidente da Casa, vereador Carlo Caiado (DEM), e da qual participaram também o Secretário Municipal de Educação, Renan Ferreirinha; a Secretária Municipal de Assistência Social, Laura Carneiro; o vereador Márcio Santos (PTB), e o presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, deputado André Ceciliano (PT).

Criada em 1980, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto é a principal comenda concedida pela Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro. Pedro Ernesto do Rego Baptista nasceu no Recife, em 1884, era médico e foi prefeito do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, por dois períodos, entre 30 de setembro de 1931 e 2 de outubro de 1934.