Vice-Presidente do CRQ-III é eleito Conselheiro Federal Suplente

O Conselheiro e Vice-Presidente do CRQ-III, David Tabak, foi eleito como Conselheiro Federal Suplente. A eleição ocorreu na sessão do dia 23 de abril de 2020, na LXVIII Assembleia de Delegados Eleitores do Conselho Federal de Química (CFQ).

O Conselho Regional de Química (CRQ-III) para essa Assembleia credenciou o presidente Prof. Rafael Almada como delegado-eleitor e a plenária sugeriu indicar o nome dos seguintes profissionais para pleitear uma vaga de conselheiro suplente do Conselho Federal de Química, na ordem de prioridade: David Tabak, Químico Industrial; Sergio de Paula Machado, Químico Industrial e Marcio Franklin Oliveira, Engenheiro Químico/Bacharel.

“Depois de muitos anos, retomamos a autonomia dos regionais poderem apresentar seus representantes sem interferência do CFQ, gerando uma maior democracia no Sistema. Cada vez mais vejo o trabalho participativo que o atual presidente do CFQ, Prof. José de Ribamar, trabalha no sistema CFQ/CRQ!” – afirmou Almada.

A votação foi feita de forma eletrônica e por videoconferência, em virtude da medida de prevenção contra a Covid-19. Tabak tomará posse na próxima quarta-feira, dia 28 de abril de 2021. A eleição ocorreu conforme previsto na Lei N. 2.800/56, atendendo as categorias profissionais e seguinte a eleição na ordem de apresentação dos profissionais indicados. O mandato é de três anos, conforme previsto na Resolução Normativa N. 293, de 24 de Fevereiro de 2021.

David Tabak é Químico Industrial pela antiga Escola Nacional de Química da UB, atual UFRJ, e PhD em Polímeros pela Polytechnic University of New York, EUA. Foi o primeiro Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Polímeros do IMA-PEM/UFRJ e Diretor do Instituto de Química da UFRJ. Atuou como Gerente de Produção, de Treinamento Operacional  e de Desenvolvimento de Produtos para Petróleo e Gás na Bayer S.A. e Diretor Industrial da Empresa Nacional de Química. Foi Conselheiro da ABPol, Presidente da ABQ e hoje é Conselheiro e Vice-Presidente do CRQ 3ª Região. Atualmente é Vice-Presidente do Fórum Estadual dos Conselhos regionais e ordens de Profissões Regulamentadas do Rio de Janeiro (Fórum-RJ). Como consultor independente, prestou serviços à Companhia de Cigarros Souza Cruz, entre outras, e atuou como Consultor de Farmanguinhos e de Biomanguinhos/Fiocruz/Ministério da Saúde.

Os conselheiros Federais são os representantes dos Conselhos Regionais no âmbito do Colegiado do Conselho Federal de Química. E a participação dos conselheiros é muito importante no fortalecimento da química. O CRQ-III parabeniza David Tabak pela eleição. que fortalece a representatividade dos profissionais de Química do Rio de Janeiro nos debates nacionais.

“Não tenho dúvida que David, pelo seu histórico de compromisso no Regional,  desenvolverá um bom trabalho de representação no CFQ, alinhado com a sua indicação do CRQ-III” – disse Almada.