30/11 – Webinar “COP-26: Conferência das Nações Unidas sobre o clima e seus desdobramentos”

O Webinar “COP-26: Conferência das Nações Unidas sobre o clima e seus desdobramentos” será transmitido no dia 30 de novembro (terça-feira), às 19h em: youtube.com/crq3rj

O evento online gratuito organizado pela Câmara Técnica de Meio Ambiente do Conselho Regional de Química – Terceira Região (CRQ-III) terá como especialista convidada Glenda Rodrigues, Engenheira Química e Mestre em gestão ambiental.

Harley Martins, Vice-presidente do CRQ-III, apresenta a live. Atuam como entrevistadores Rafael Caldeira e Vinicius de Oliveira, membros da CTMA e especialistas no tema.

Serão emitidos certificados de participação para os que preencherem o formulário disponibilizado durante a live.

Especialista Convidada

Glenda Rodrigues
Engenharia química pela UFRJ, com especialização em processamento de petróleo pela Petrobras, pós-graduação em Meio Ambiente (MBE) pela COPPE e Mestre em gestão ambiental pela UFF. Trabalhou 34 anos na Petrobras, sendo 13 anos na REDUC, na área de Utilidades, otimização de energia e tratamento de efluentes. A partir de 2001, trabalhou na sede do Refino, desenvolvendo a gestão de emissões atmosféricas na área de abastecimento, tanto para poluentes regulados quanto para gases efeito estufa. Participou dos grupos de trabalho que elaborou as principais resoluções de emissões atmosféricas do Brasil, e como consultora Master na companhia, atuou em todas as áreas de negócio, com suporte a licenciamento, definição de tecnologias e elaboração de planos de gestão. Seu desligamento da Petrobras ocorreu em março de 2021. Atua desde  junho de 2021 como consultora na Ramboll, liderando a área de descarbonização e qualidade do ar.

Apresentador

Harley Moraes Martins
Vice-presidente do CRQ-III. Engenheiro Químico, Mestre em Eng. Ambiental; Doutor em Processos Químicos e Meio Ambiente, Pós Graduado em Eng. de Segurança; Pós Graduado em Vigilância Sanitária/ambiental; MBA em Gestão e Tecnologia Ambiental; Auditor Líder Internacional 9001/14001:2015 (BV-IRCA); Auditor Sênior Internacional (IATCA); Instrutor/Consultor Sênior QSMS; Professor Efetivo e Vice-coordenador do IFRJ na área Meio Ambiente; Titular do Plenário/CTs CONEMA/RJ; Titular do Plenário/CTs CONSEMAC/RJ; Conselheiro Titular/Diretor CRQ-RJ. É autor de trabalhos científicos e livro na área de Resíduos Sólidos e foi, ainda, gerente de QSMS (TECHNIP Engenharia, SCET, GENPRO, UTC, CEB, entre outras). Além disso, atuou como funcionário do Sistema Petrobras (CENPES e BR) e dos Grupos Bureau Veritas (BV e BVQI) e MBR (Vale).

Entrevistadores

Rafael Caldeira
Mestre em Engenharia Ambiental pela UERJ Gestor Ambiental pelo IFRJ e Técnico em Química no CEFETQuímica-RJ. Atua na área química e ambiental desde 2004. Foi técnico ambiental no INEA. Trabalhou na Transpetro. Consultor ambiental na Arati Gestão Ambiental. Perito Judicial Ambiental. Consultor em Emissões de Carbono e Mudanças Climáticas. Auditor Líder de Inventários de Emissões Atmosféricas de Gases de Efeito Estufa, Programa GHG Protocol, pela SGS e pelo Bureau Veritas Relatórios de Sustentabilidade do Global Report Initiative (GRI) Revisor Técnico dos Periódicos Científicos Journal of Clean Production e o Journal of Environmental Management.

Vinícius de Oliveira
Químico Industrial, Bacharel e Licenciado em Química pela Universidade Federal Fluminense (UFF); Especialista em Educação Ambiental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestre em Química Inorgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Doutor em Saúde Pública e Meio Ambiente pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP/FIOCRUZ). Servidor da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Cidade do Rio de Janeiro, tendo atuado nas áreas de avaliação da qualidade do ar, licenciamento ambiental e gerenciamento de áreas contaminadas, tendo concluído cursos de extensão em gerenciamento de áreas contaminadas por PCB na USP, gestão executiva na COPPEAD/UFRJ e gestão local pela Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM/Espanha). Atuou como professor colaborador do curso de Engenharia Química da UERJ e da pós-gradução em meio ambiente e saúde do SENAC. Professor da rede pública de ensino médio do Estado do Rio de Janeiro.

Perdeu a live? Assista a gravação em nosso canal no youtube: