banner noticias _850 x 550 px_.jpg
Segundo episódio contou com a participação do professor Sérgio Machado, que debateu sobre os desafios da formação em Química no Brasil

A Câmara Técnica de Ensino da Química do CRQ-RJ lançou o segundo episódio de seu podcast, iniciativa que tem como objetivo fomentar o debate qualificado sobre temas relevantes para a formação e valorização dos profissionais da Química no estado do Rio de Janeiro e em todo o país. 

Neste episódio, o convidado foi o professor Sérgio Machado, que trouxe importantes reflexões sobre o tema: “O desafio da formação e da valorização dos profissionais da Química no Brasil”. Em sua fala, o professor alertou para um fenômeno preocupante: a queda na procura pelos cursos de graduação voltados à formação de profissionais da Química. Esse movimento, segundo ele, pode comprometer o futuro da área no país e exige uma resposta articulada de instituições de ensino, conselhos profissionais e da sociedade como um todo.

Entre os pontos abordados, Sérgio Machado destacou a importância de repensar os currículos dos cursos de Química, aproximando-os das demandas reais do mercado, das transformações tecnológicas e das novas competências exigidas do profissional do século XXI. 

A discussão também passou por temas como a tensão entre o currículo mínimo estabelecido por conselhos profissionais e as diretrizes curriculares nacionais, além dos obstáculos enfrentados pelos cursos superiores, como evasão, desinformação sobre a carreira e ausência de formação continuada.

A conversa também abordou como o excesso de disciplinas repetidas nos cursos e a dificuldade de integração entre teoria e prática, além da necessidade de uma base sólida na graduação para sustentar uma pós-graduação forte e relevante.

O professor Sérgio Machado destacou a importância de ações conjuntas entre universidades, conselhos profissionais e sociedades científicas para fortalecer a carreira em Química. Para ele, é essencial olhar para o futuro e identificar áreas emergentes como biotecnologia, nanotecnologia, química verde e inteligência artificial como caminhos promissores que devem ser incorporados à formação dos novos profissionais.

O podcast da Câmara Técnica de Ensino da Química do CRQ-RJ tem como coordenadora a professora e engenheira química Eliana Alhadef. Além do professor e químico industrial, Sérgio Machado, a CTEQ tem como membros: Ivan Costa de Lima, professor e engenheiro químico; Vinicius Oliveira, químico industrial e professor;  Daniel Pomeroy, engenheiro químico e André Luiz Carneiro Simões, licenciado em Química e professor da faculdade SENAI CETIQT, parceira do CRQ-III neste projeto, na estrutura de estúdio para a gravação dos episódios.

A iniciativa busca promover o aprimoramento da formação na área e contribuir para a valorização de uma profissão essencial ao desenvolvimento científico, tecnológico e industrial do país.

Tags