mulheres-na-quimica-12.webp
Evento reuniu lideranças da área ambiental, que compartilharam suas experiências

O Conselho Regional de Química – terceira Região (CRQ-III) realizou, em parceria com a Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro (Cedae), o evento Mulheres na Química: Lideranças em ESG, na tarde de quarta-feira, 02 de outubro.

O evento reuniu profissionais que ocupam cargos de destaque na área ambiental, em diversos órgãos e empresas, que compartilharam suas vivências e experiências ao longo da carreira com um público formado por profissionais e estudantes da área da Química.

Sheila Martins, Assessora de Conformidade Regulatória da Cedae e membro da Câmara Técnica de Meio Ambiente (CTMA) do CRQ-III ; Adriana Ururahy Soriano, da Gerência de Tratamentos Ambientais da Petrobras; Ana Beatriz Pellegrini, Consultora em SMS, Perita Química e Ambiental e também membro da CTMA do CRQ-III; Viviane Montebello, gerente de Meio Ambiente da Nuclep; Ingrid Rosa, Diretora Adjunta de Licenciamento Ambiental do Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e Viviana Coelho, Gerente de Mudança Climática e Descarbonização da Petrobras, narraram suas trajetórias e desafios ao longo da carreira. Viviana, que não pode comparecer, enviou um vídeo e também, representando-a, a profissional Fernanda Diniz, gerente de Mudanças Climáticas da Petrobras. 

“Se tínhamos uma boa expectativa para esse evento, certamente ela foi superada, graças à presença e gentileza de profissionais brilhantes, envolvidas e dedicadas à ciência, a Química e ao meio ambiente. E foi muito gratificante ver o quanto podemos servir de exemplo para futuras mulheres da Química!”, celebrou Aline Mesquita, diretora do CRQ-III, coordenadora da CTMA e organizadora do evento. 

Na abertura do evento, deram as boas-vindas o Gerente Geral de Controle de Qualidade e Tratamento, Robson Campos; o Diretor de Saneamento e Grande Operação, Daniel Okumura, e o presidente do CRQ-III, Harley Martins. 

"Este evento de parceria entre Cedae e CRQ-III demonstra o compromisso da Ccompanhia com a paridade de gênero e mostra a força das Químicas nos processos de controle de qualidade e tratamento, marcando uma nova gestão.", afirmou Campos. 

O presidente do CRQ-III celebrou também a importância da equidade de gênero na ciência. 

“A primeira mulher a receber um prêmio Nobel foi Marie Curie, com enorme contribuição para a Química e para a ciência.  E apesar de ainda termos desafios para conseguir a equidade plena, temos certeza de que essa contribuição das mulheres segue sendo importante para todos nós. Ver aqui tantas estudantes interessadas em se espelhar nessas lideranças é a prova disso.”, afirmou Martins. 

O presidente destacou, ainda, o esforço para equilibrar mais a participação feminina no CRQ-III, que tem aumentado o número de mulheres nos quadros da autarquia: o quadro de funcionários hoje tem 56% de mulheres, além de quase 60% dos cargos de liderança ocupados por mulheres, com aumento de 160% desde o início desta gestão.

Além de homens e mulheres, profissionais da Química, estudantes da Fundação Osório estavam na plateia e aproveitaram o momento para pedir conselhos e tirar dúvidas com as painelistas, que incentivaram todas a buscarem seus sonhos, como todas elas fizeram.

Fotos:  Luís Alvarenga

Tags