O Conselho Regional de Química – Terceira Região foi eleito, em 10 de dezembro de 2025, membro titular e representante do poder público federal do Comitê Guandu- RJ.
Com mandato de fevereiro de 2026 a fevereiro de 2029, o CRQ-III atuará na promoção de gestão participativa dos Recursos Hídricos na bacia hidrográfica dos rios Guandu, da Guarda e Guandu-Mirim (Comitê Guandu-RJ), sendo este Comitê um dos principais do Brasil.
Os Comitês de Bacia Hidrográfica, entes do Sistema Nacional de Gestão dos Recursos Hídricos, se constituem como fóruns que reúnem representantes do poder público, usuários de água e da sociedade civil, que discutem, deliberam e implementam a gestão dos recursos hídricos de uma bacia, definindo planos e resoluções, conforme previsto na Lei das Águas (Leinº9.433/97).
Para o presidente do CRQ-III, Harley Martins, participar do Comitê Guandu é uma grande conquista e mostra o trabalho de integração que o CRQ-RJ tem realizado junto às entidades civis com importante atuação para área da Química.
“O Comitê é um órgão central para diversos entes hídricos e o Guandu -RJ se consolida como um dos principais, tendo bastante relevância para o estado do Rio de Janeiro. Disputamos a eleição com diversos órgãos importantes e conseguimos ser eleitos nos tornando representantes em um fórum tão importante para o estado do Rio de Janeiro” explica Harley Martins
O Comitê Guandu-RJ foi criado pelo Decreto Estadual n° 31.178, em 03 de abril 2002, sendo atualizado por meio do Decreto n°45.463, em 25 de novembro de 2015. Com sede em Seropédica, é um órgão colegiado vinculado ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos (CERHI), com atribuições consultivas, normativas e deliberativas, de nível regional, integrante do Sistema Estadual de Gerenciamento e Recursos Hídricos (SEGRHI).
O Estado do Rio de Janeiro, para fins de gestão de Recursos Hídricos, é dividido em nove Regiões Hidrográficas. O Comitê Guandu – RJ compreende a Região Hidrográfica II, sendo, então, responsável por uma ampla e importante área de atuação no estado, englobando os municípios de Engenheiro Paulo de Frontin, Itaguaí, Japeri, Paracambi, Queimados e Seropédica, em sua totalidade. Além disso, de forma parcial, também integra os municípios de Barra do Piraí, Mangaratiba, Mendes, Miguel Pereira, Nova Iguaçu, Piraí, Rio Claro, Rio de Janeiro e Vassouras, conforme Resolução CERHI-RJ n° 107, de 22 de maio de 2013.
Com uma posição essencial em dos maiores sistemas de captação, tratamento e distribuição de água do mundo, o Comitê Guandu RJ desenvolve ações que visam a melhoria da quantidade e qualidade das águas que abastecem grande parte do estado do Rio de Janeiro.
(FOTO DIVULGAÇÃO CG-RJ)



