
O Presidente do CRQ-RJ, Harley Martins, participou de evento comemorativo aos 70 anos da Estação de Tratamento do Guandu, em 11 de agosto de 2025. A cerimônia, que reuniu cerca de 200 convidados, teve a presença do Diretor-Presidente da Cedae, Aguinaldo Ballon, dos Diretores Antonio Carlos do Santos, Humberto de Mello, Daniel Okumura e Diogo Mentor de Mattos Rocha, além da Ouvidora-Geral Daniela Lemos e do gerente geral da Cedae, Robson Campos.
Durante os discursos, foram mencionados o histórico dos trabalhadores, ressaltando o valor do capital humano da instituição, a representatividade da estação de tratamento para a Cedae e para o estado do Rio de Janeiro e também um agradecimento aos parceiros institucionais, como o Conselho Regional de Química.
Logo após o cerimonial, foi feito um brinde à inauguração da ampliação do Laboratório Libra - unidade Guandu, e o reforço do compromisso com a qualidade da água. Em uma das visitas aos novos laboratórios, Harley Martins ressaltou a necessidade do monitoramento frequente e otimizado: “É fundamental que essas análises sejam constantes para que compostos como BTEX (Benzeno, Tolueno, Etilbenzeno e Xileno) e outras moléculas mais complexas ao tratamento convencional, já realizado pela Estação de Tratamento do Guandu, possam ser identificados antecipadamente e assim, ações adequadas possam ser tomadas sem demora indevida, com vistas à proteção da sociedade”.