WhatsApp Image 2025-04-29 at 10.01.13.jpeg
Presidente, ouvidora e assessor de Comunicação participaram do evento

Nos dias 23 e 24 de abril, o Conselho Federal de Química (CFQ) promoveu o I Encontro de Comunicação e Ouvidoria do Sistema CFQ/CRQs, um evento que reuniu profissionais de CRQs de todo o Brasil, com o objetivo de fortalecer o papel estratégico dessas áreas no trabalho das autarquias. Este encontro se configurou como uma oportunidade vital para promover a transparência, a escuta ativa e a comunicação eficaz, fundamentais para o fortalecimento do Sistema.

O evento teve início com as de liderança da ouvidora-geral do CFQ, Ana Elisa Barreto, que enfatizou a importância da integração entre comunicação e ouvidoria. 

"Caminhar juntos potencializa o alcance, a efetividade e a credibilidade das instituições públicas", afirmou, ressaltando que a escuta qualificada e o diálogo constante são essenciais para uma gestão eficiente que valoriza a participação da sociedade.

A chefe da Assessoria de Comunicação, Jordana Saldanha, destacou a relevância do encontro, afirmando: 

"Pela primeira vez, reunimos profissionais que dão voz, forma e presença às ações do Sistema CFQ/CRQs em todo o país". Essa declaração sublinha a responsabilidade compartilhada entre comunicação e ouvidoria ao transformar dados em narrativas que conectam a ciência à sociedade.

Encerrando o primeiro dia, a palestra do diretor da DO IT Brasil, Thomas Brieu, sobre "Escutatória & Padrões de Linguagem Colaborativos", trouxe reflexões profundas acerca da importância da escuta ativa em contextos institucionais. Brieu enfatizou que "a qualidade da fala é a qualidade da nossa escuta", convidando os profissionais a refletirem sobre como a comunicação efetiva pode impactar positivamente nossas ações e decisões.

O segundo dia do evento seguiu com atividades das áreas separadamente, com a participação da ouvidora do CRQ-III, Juliana Moraes, e do assessor de Comunicação, Floriano Rodrigues. 

“O encontro foi uma excelente iniciativa do CFQ, pois proporcionou mais interação e conhecimento aos Regionais. Sobre a Ouvidoria, por exemplo, dúvidas sobre canais de atendimento e sistemas puderam ser sanadas. Além disso, houve bastante troca e compartilhamento.  Os ouvidores demonstraram interesse em que esta seja uma atividade que possa fazer parte calendário do Sistema CFQ/CRQs.”, disse Juliana. 

Convidado a compartilhar com os representantes dos Regionais as experiências do CRQ-III com a imprensa, o assessor de Comunicação, Floriano Rodrigues, destacou que todo o Sistema sempre terá assuntos que interessam à sociedade.

“É gratificante participar deste encontro e devemos ter em mente que sempre teremos pautas boas para a imprensa, porque a Química faz parte do dia a dia de todos nós e está sempre ligada a soluções e inovações que fazem diferença. Cabe a nós mostrar isso, todos os dias.”, afirmou.

O presidente do CRQ-III, Harley Martins, participou ativamente do evento, entre discussões enriquecedoras sobre as melhores práticas em comunicação e ouvidoria. 

“Este I Encontro de Comunicação e Ouvidoria é, sem dúvida, um marco no fortalecimento das relações entre as áreas, criando um espaço onde as vozes de todos podem ser ouvidas e respeitadas. Estamos no caminho certo para promover uma cultura de diálogo e confiança, essencial para o desenvolvimento do Sistema CFQ/CRQs e para a valorização da profissão química em nosso país.”, destacou Martins. 

Houve ainda um workshop sobre Captação e Edição Audiovisual Mobile, com os profissionais Matheus Heberlê e Rodrigo Poncinelli, e palestra sobre Comunicação Institucional Estratégica, com as profissionais Marina Bártholo e Thaise Moraes, que cuidam das estratégias de Comunicação do CFQ pela agência In.Pacto Comunicação.

Tags