
Iniciativas de ambos os órgãos foram apresentadas na reunião, na sede da Agência
Comitiva do Sistema CFQ/CRQs esteve na sede da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), na quarta-feira, 27, composta pelo presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Oliveira Filho; o presidente do Conselho Regional de Química do Rio de Janeiro, Harley Martins, a presidente do regional da Paraíba, Raquel Lima; o presidente do regional do Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima e atual Coordenador do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do CFQ, Gilson Mascarenhas, e o assessor de Relações Institucionais e Governamentais do CFQ, Antonio Lannes.
A equipe foi recebida pelo diretor-Geral da ANP, Rodolfo Saboia, e os assessores do diretor, André Giserman e a Engenheira Química Cristiane Andrade.
As iniciativas de ambos os órgãos foram apresentadas e em seguida foram discutidas possibilidades para o estabelecimento de parcerias concretas, como afirmou o diretor Geral da Agência.
“Agradeço a visita dos representantes do Sistema CFQ/CRQs, pois pudemos elencar áreas de interesse comum e tenho a expectativa de que isso se traduza em parcerias que contribuam tanto com o trabalho dos Conselhos de Química quanto com o papel regulatório da Agência.”, afirmou Saboia.
“A reunião foi muito produtiva e nos aponta boas perspectivas, já que temos metas e objetivos comuns. Acredito que nosso objetivo principal foi atingido, de somar e cooperar com a Agência.”, disse o presidente do CFQ, José de Ribamar.
O tema principal do debate foi a possibilidade de um termo de cooperação entre os órgãos, a fim de que o Sistema contribua tecnicamente na formulação de regulações da Agência que perpassem as atividades relativas à Química. Como encaminhamento ficou agendamento de reuniões com a área técnica sobre os assuntos de interesse mútuo.
“O movimento feito pelo Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do CFQ de aproximação com outros órgãos tem sido muito eficaz. No caso da ANP, por exemplo, estavam preparados para nos receber e acolher as propostas do Sistema. Temos a perspectiva de bons frutos dessa cooperação, em que o Sistema CFQ/CRQs contribua tecnicamente com as regulações da Agência e que consigamos realizar nosso papel fiscalizador sem entraves, em prol da sociedade.”, concluiu o presidente do CRQ-III, Harley Martins.