BLOG CTs _7_.png
CTAB destaca importância de controle de qualidade na indústria alimentícia, a fim de garantir concorrência justa e proteger direitos e saúde dos consumidores

A Câmara Técnica de Alimentos e Bebidas (CTAB) do CRQ-III divulga Nota Técnica Científica sobre a concentração de álcool etílico (etanol) em algumas marcas de pães de forma produzidos no Brasil. O documento visa esclarecer as questões químicas envolvidas, comparar com outros alimentos que contêm álcool e fornecer um contexto para a compreensão do impacto desse achado, além de discutir a necessidade de regulamentação específica para o teor de álcool em pães de forma.

A presença de etanol é natural em diversos processos de fermentação, sendo comum em alimentos e bebidas, como em pães, que utilizam leveduras para fermentar açúcares presentes na massa. O que o documento destaca, no entanto, é que teores acima dos permitidos nas regulamentações representam concorrência desleal e podem também colocar em risco consumidores com restrição ao consumo de álcool, como crianças, grávidas, lactantes ou pessoas em recuperação de alcoolismo.

A CTAB, assim, destaca na Nota a importância de controle rigoroso de qualidade na indústria alimentícia, com os fabricantes revisando seus processos de fermentação, cozimento, e adição de conservantes, e também o estabelecimento de uma regulamentação específica para o teor de álcool em pães de forma, a fim de garantir a concorrência justa no mercado e proteger os direitos dos consumidores.

Clique aqui e leia a Nota na íntegra